Política de Gestão

Compromisso com a excelência, a segurança e a sustentabilidade.

A Empresa de Navegação Elcano S.A. está comprometida com a qualidade dos serviços prestados, com a saúde e a segurança ocupacional e com a proteção ao meio ambiente. Nossa política de gestão considera os requisitos internacionais sobre estes assuntos e, atualmente, encontramo-nos certificados na norma ISO 14001.

A Alta Direção da Empresa de Navegação Elcano S.A. estabelece a Política do Sistema de Gestão Integrado da empresa, considerando como prioridade em sua gestão a saúde e segurança do trabalho, a qualidade, a proteção do meio ambiente, bem como o compromisso com os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis, conforme preconizado nas normas de gestão ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001 e ISO 45001.

Foram estabelecidos os seguintes compromissos:

Saúde e Segurança Ocupacional (SSO)

    • Proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para a prevenção de acidentes e conservação da saúde, considerando o contexto e os riscos e oportunidades determinados para a empresa.
    • Eliminar perigos e reduzir riscos à saúde e à segurança ocupacional.
    • Promover a consulta e a participação dos trabalhadores em SSO, bem como dos seus representantes.
    • Garantir a saúde e segurança de todos e de cada um dos seus trabalhadores em todas as atividades realizadas dentro do ambiente de trabalho e seus deslocamentos, procurando evitar ao máximo acidentes e doenças relacionados ao trabalho, assegurando a melhoria contínua do sistema.
    • Os compromissos acima englobam os contratados e terceirizados envolvidos com os processos dos navios e da sede da Empresa.

Qualidade

    • Satisfazer às necessidades e superar as expectativas dos clientes, disponibilizando recursos humanos e materiais necessários para alcançar e manter os objetivos da Qualidade.
    • Alcançar uma gestão e coordenação adequada e eficaz dos serviços prestados aos clientes, assim como a sua melhoria contínua em conformidade com a legislação vigente.
    • Concentrar os esforços em proporcionar uma gestão e operação de frota eficaz e eficiente, proporcionando aos clientes serviços que, pela sua novidade ou adequação às necessidades do usuário final, contribuam para melhorar o desempenho e a qualidade que este necessita.
    • Dotar os recursos técnicos e humanos necessários para tornar os serviços um dos melhores e mais competitivos do mercado, sob o enfoque da melhoria contínua.
    • Gerenciar e prover pessoal suficiente, adequadamente treinado, altamente motivado e envolvido com a política da empresa e fornecer meios e equipamentos que garantam a capacidade e a segurança da execução dos serviços.
    • Gerenciar a prestação de serviços aos clientes de forma eficaz e eficiente, dentro de um ciclo de vida que permita a melhoria contínua dos processos implementados.
    • Garantir que os requisitos acordados com os clientes sejam atendidos e mantidos.

Meio Ambiente

    • Manter práticas que contribuam para a proteção do ambiente e a prevenção da poluição, especialmente do meio marinho, bem como para mitigar os efeitos potencialmente adversos no meio ambiente decorrentes do exercício da atividade.
    • Gerir adequadamente os resíduos, reduzindo a sua produção, aumentando a sua reutilização e promovendo a sua reciclagem.
    • Evitar ou reduzir, tanto quanto possível, a poluição produzida pelas emissões, descargas, ruídos e perturbações desnecessárias no ambiente de ação, minimizando os incômodos para os cidadãos e o seu ambiente.
    • Promover a conscientização ambiental, a comunicação e o treinamento entre todos os colaboradores da Empresa, bem como o entendimento e aceitação desta Política e dos Sistemas de Gestão.
    • Alcançar o comprometimento de todo o pessoal da empresa com a segurança, a proteção ambiental e a melhoria contínua.
    • Utilizar os recursos materiais de forma racional, promovendo o uso adequado em projetos e processos.
    • Assegurar a disponibilidade das informações e dos recursos necessários para atingir os objetivos e metas ambientais.

A EMPRESA DE NAVEGAÇÃO ELCANO S.A. está totalmente empenhada em estabelecer e melhorar continuamente os processos necessários para garantir um sistema de gestão adequado, eficaz e seguro, tanto nos navios como na sede.


Todas as declarações acima foram estabelecidas para o seguinte escopo do Sistema de Gestão:

GESTÃO E OPERAÇÃO DE FROTA DE NAVIOS EM TRÁFEGO NACIONAL E INTERNACIONAL PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS CLAROS DE PETRÓLEO, GRANÉIS SÓLIDOS, CARGAS QUÍMICAS E GASES LIQUEFEITOS.”

O Sistema de Gestão, incluindo esta política, será revisado pela Administração pelo menos uma vez por ano, para garantir a melhoria contínua de nossa gestão. A Política de Gestão está documentada, disponível às Partes Interessadas e é amplamente disseminada na organização.

 

Rio de Janeiro, 20 de maio de 2024.