Juan Sebastian Elcano
“Primus circumdedisti me”
Juan Sebastian Elcano, o primeiro navegador a circum-navegar o globo, deixou um legado de coragem e de descobertas que mudaram a navegação para sempre.
O Primeiro a Circum-navegar o Mundo
Juan Sebastian Elcano (Guetaria, 1476 – 1526) foi o primeiro navegador a circum-navegar o mundo.
Com uma intensa vida marinheira, este ilustre navegador juntou-se a expedição organizada pelo Rei Carlos V que, sob o comando do navegador português Fernão de Magalhães e formada por cinco barcos, tinha o propósito de demonstrar a existência de uma rota marítima até as Ilhas Molucas pelo Ocidente.
Após vários meses de reconhecimento das costas da Patagônia e da Terra do Fogo, a expedição encontrou um caminho até o Oeste que veio a denominar-se Estreito de Magalhães. Com o naufrágio de um dos navios e diversas avarias nos demais, três deles conseguiram atravessar a passagem e alcançaram o oceano que vieram a denominar “Pacífico”, encontrando assim o tão desejado “caminho marítimo para as Índias pelo Oeste”.
Em abril de 1521, Fernão de Magalhães falece em combate nas Ilhas Filipinas, Juan Sebastian Elcano assume, então, o comando da expedição. Perdem-se em seguida duas outras embarcações e o navio remanescente, a nave “Victoria”, iniciou o regresso à Europa pelo Cabo da Boa Esperança, sob as ordens de Elcano. A nave “Victoria” arriba o porto de Salúncar de Barrameda em 9 de setembro de 1522, com 17 tripulantes sobreviventes.
Em reconhecimento ao seu feito, o Rei Carlos V concedeu a Elcano e a seus descendentes a modificação de seu escudo de armas (brazão), com a inscrição “Primus circundedisti me”.
